Comunidade Recado Pagina Inicial Adicione aos Favoritos! Fale Conosco Produtos Recado
  


Amizade Cristã II
"A Castidade se expressa principalmente na amizade ao próximo"


    O que amizade favorece?
    Ser amigo é estado de enriquecimento humano. Oferecer a possibilidade de se encontrar com o outro fora do contexto institucionalizado, livre de pressões, que afastam a espontaneidade pessoal com a consciência de ser acolhido honradamente como se é, de ser apreciado apesar das próprias asperezas, de saber que encontrará sempre um rosto alegre,etc.

    - Confiança mútua;
    - Abertura entre os amigos;
    - Amizade com outros;
    - Auto-conhecimento (descoberta de si). A amizade é momento de crescimento da afetividade do eu, de seu sentido comunitário, de sua experiência de relação interpessoal. Não é possível viver a amizade de modo diferente do que a pessoa é;
    - Crescimento espiritual;
    - Vivência adequada da castidade.

    "A castidade se expressa principalmente na amizade ao próximo. Desenvolvida entre pessoas do mesmo sexo ou de sexos diferentes, a amizade representa um grande bem para todos e conduz à comunhão espiritual". CAT, 2347.

    Entraves e Venenos para a amizade
    Plutarco, reunindo o ensinamento dos antigos, havia afirmado: "A amizade se compraz na companhia, não na multidão; não se assemelha aos pássaros que voam em bandos, como os rouxinóis e as gralhas. Quando se divide um rio em diversos canais, sua torrente se torna mais fraca e limitada. Acontece o mesmo com a amizade: enfraquece-se à medida que se divide".

    Para quem deseja cultivar o dom da amizade é preciso vigiar-se em alguns pontos:
    - Individualismo;
    - Relações Funcionais, sem nenhum afeto ou delicadeza;
    - Categoria (eleger maior ou melhor amigo!);
    - Críticas;
    - Inveja e ciúmes - "Se você é seguro, não precisa ter ciúmes".
    - Carências Incontroladas;
    - Exclusivismo, fechamento nas amizades (evitar as famosas "panelinhas");
    - Transferência – podem aflorar processos inconscientes de transferência, que dificultam o desenvolvimento normal da afetividade. Tende-se amar como se soube e se pôde amar no passado;
    - Dominação ou possessividade – O amigo autêntico é espiritualmente livre. O amigo não é seu objeto, ele não pode nem deve ser só seu amigo!
    - Silêncio exagerado. Não existe amizade sem partilha, sem comunicação, sem diálogo;
    - Pessimismo.

    Desvio na busca de Amizades
    - Carência;
    - Insegurança;
    - Solidão.

    Conseqüências de relacionamentos gerados nos desvios:
    - Apegos (dependência);
    - Traumas.
    Não podemos vencer nossas fragilidades, naquilo que é visível; devemos buscar as raízes. As dependências nos levam aos traumas e mágoas."Tudo que é dependente é doentio".
    Obs.: A amizade se constrói na reciprocidade, é uma relação de doação. Eu preciso me conhecer, para me doar aos outros.

    Critérios de escolhas nas amizades:

    Por que eu me torno amigo do outro?
    O critério de escolha na amizade parte de vários fatores, entre eles:
    1.Identificação (afinidade);
    2.Oportunidades criadas por Deus (Naturalmente);
    3.Segurança (o que o outro transmite "maturidade");
    4.Opção ( que quero ser seu amigo);
    5.Complementaridade (Oposto).
    Uma amizade só será construída quando eu estiver firmado em mim mesmo.
    Numa amizade eu devo ter minha própria autonomia.

    Atitudes que ajudam a cultivar uma boa amizade:
    - Dar prioridade as amizades – nada na vida cresce sem investirmos prioridades e tempo;
    - Ser transparente – a honestidade promove amizade;
    - Falar da afeição aos amigos – jamais diga algo que não sente, mas, expresse todos os sentimentos bons que você tem em relação aos outros;
    - Evitar manipulá-los – querer controlá-los. "Quem ama deixa livre a pessoa amada". A amizade se realiza entre inúmeras e indispensáveis conquistas, que só são saboreadas provisoriamente, já que em pouco tempo serão superadas através de crises que introduzem em ordem afetiva superior. E nem sempre se sabe chegar de maneira adequada a uma forma nova de amor;
    - Aprenda gestos de amor – descubra o que seus amigos gostam e seja presença. O importante não é o valor e sim a lembrança;
    - Evitar critica – procure amar mais;
    - Elogie suas vitórias;
    - Aprenda a ouvir – o que sabe ouvir ouve com os olhos e o coração; o que sabe ouvir jamais trai uma confidência; o que sabe ouvir demonstra gratidão.
   

Ferramentas

Tamanho do texto:

A A A

Envie para um amigo:



Leia também

Projeto Internet Recado 2010. Saiba como ajudar